Reinauguração das casas – Núcleo Social Papa João XXIII
No sábado, dia 04.06.2016, o Núcleo Social Papa João XXIII inaugurou mais quatro casas, construídas com recursos do Fundo da Infância e Adolescência de Maringá – FIA.
Os recursos para a construção de uma das casas foram obtidos em campanha promovida pelos servidores da Delegacia da Receita Federal em Maringá e da 3ª Vara do Trabalho de Maringá. Já os recursos necessários para a construção das outras três casas foram obtidos em campanha promovida pelo Rotary Club de Maringá Colombo que, desde 2001, já colaborou com a construção de 30 casas na entidade. A Campanha de Arrecadação de Recursos para o FIA é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SASC.
As antigas casas, inicialmente construídas em madeira a partir de 1972, começaram a ser substituídas por alvenaria em 1992, sendo que a primeira casa de alvenaria foi inaugurada em janeiro de 1993, com doações do Secretariado Central das Obras do Papa João XXIII da cidade de Bréscia, na Itália.
Com as casas inauguradas no último sábado, o Núcleo passa a contar com 71 residências em alvenaria. Há outras duas casas em construção. Mais duas residências serão construídas até 2017, totalizando 75 casas destinadas a acolher famílias sem teto e com filhos pequenos, através do programa “Restauração do Vínculo Familiar, Sócio Educação e Conquista da Casa Própria”, desenvolvido pela entidade.
Durante o evento foram reinauguradas duas casas que serviram de abrigo a famílias carentes desde sua construção em 1995 até 2016, quando foram restauradas com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional da 9ª Região de Maringá. A partir de 19 de fevereiro de 2016, estas casas passaram a ser a sede da nova parceira do Núcleo, o Sistema de Apoio à Saúde São Rafael, entidade filantrópica fundada em 17.10.2006 pela médica Mariane Arns e atualmente presidida pelo médico Luis Renato Manfredini Hapner.